Conhecendo meu paciente
Uma avaliação correta e bem direcionada é essencial para o diagnóstico preciso e assim, para um tratamento específico e individualizado. Durante a consulta estabelecemos uma primeira conexão com nosso paciente, construindo uma relação mútua de confiança, fundamental para o processo de cura. Para isso, coletamos o maior número de informações possíveis do paciente, suas queixas, cotidiano, desejos, formando uma relação fisioterapeuta-paciente-queixa.
Esse processo têm alguns pilares como a anamnese em que conhecemos nosso paciente, como dito anteriormente, e a avaliação física, para auxiliar a construção do raciocínio clínico.
Processo de Avaliação
Na anamnese utilizamos questionários cabíveis a cada um, para identificação de todas as queixas que o paciente possui.
Na avaliação física conseguimos direcionar nossos objetivos e metas, correspondendo diretamente com o que seu corpo vai nos dizer. Para isso nos utilizamos de testes físicos, testes provocativos, além de observar posturas mantidas e como seu corpo responde aos movimentos do dia-a-dia, por exemplo, como você senta, levanta, anda.
Estabelecendo um plano
Com essas duas fases completas, traçamos seu prognóstico, isto é, a situação atual que você está, onde podemos chegar, quanto tempo estimado para isso, e o mais importante, o caminho para chegar nos nossos objetivos.
Dito isso, temos nosso processo de avaliação, que com dito anteriormente é fundamental para o sucesso do tratamento.