A falta de atividade física regular, uso inadequado de celulares e videogames e mochilas escolares excessivamente pesadas, associados à má postura corporal tanto estática como dinâmica, são situações potenciais que podem desencadear alterações na postura corporal, que se relacionam com o aparecimento de inúmeras alterações que podem comprometer as condições de saúde dos adolescentes.
⠀
A postura depende do equilíbrio entre tônus muscular e flexibilidade. Os músculos precisam trabalhar continuamente contra a gravidade e em harmonia uns com os outros. O tônus muscular é o estado de repouso dos músculos que auxilia na postura corporal para cada movimento. Se ele está em estado de completo relaxamento, o músculo leva mais tempo para começar a contrair e dar início ao movimento.
⠀
A má postura gera compensações em diversos grupos musculares, comprometendo suas várias funções. Entre as principais alterações do sistema musculoesquelético que acometem adolescentes, e constituem-se fatores de risco para disfunções na coluna vertebral, destaca-se, a acentuação das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral, o que desencadeia a hipercifose, a escoliose e a hiperlordose.
⠀
O estilo de vida atual torna os adolescentes mais sedentários do que no passado quando, ao experimentar vários tipos de brincadeiras, promoviam um maior equilíbrio entre as musculaturas (estática e dinâmica), evitando grandes retrações musculares e fixações das articulações.
⠀
Os adolescentes têm uma grande tendência a desenvolver essas retrações e fixações, por causa do tempo em que permanecem exercendo apenas um tipo de postura. Mais tarde começam os problemas de coluna.
⠀
Assim, a prática de exercícios que promovam o desenvolvimento do tônus muscular dos adolescentes, torna-se um importante aliado na prevenção de problemas posturais e consequentes lesões na coluna.
A importância do tônus muscular na postura do adolescente
Clínica Pricilla Antunes > Blog > Notícias e Artigos > A importância do tônus muscular na postura do adolescente